Uma comunidade cada vez mais conectada

Da necessidade de cada vez estarmos mais conectados, procurámos um meio viável e acessível a todos para interligar a nossa comunidade. Desta forma e desafiados pelo nosso Pároco Frei Guedes, o grupo de catequese do 11º Volume foi o escolhido para realizar esta tarefa de criar um web-site e ao mesmo tempo mantê-lo.

Encaramos este projeto com o respeito que merece e queremos dar a conhecer a toda a nossa comunidade tudo o que é feito e se desenrola à volta da mesma. Seja através da divulgação de notícias relevantes como também de avisos importantes, bem como a partilha de tudo o que se passa na nossa diocese.

Podemos neste momento afirmar que a nossa paróquia e comunidade está online! Aproveita e lê o texto que o nosso Pároco escreveu sobre este lançamento.

                                                                                           Uma Comunidade de comunicação

"1. Comunicação - A internet é um dos meios de comunicação mais importantes no mundo atual. A internet insinuou-se no quotidiano das pessoas, grupos e sociedades e alterou irremediavelmente os comportamentos.

2. História - A Igreja sempre acompanhou o surgimento dos novos meios de comunicação, os quais, emergindo no seio das sociedades, interferiram salutarmente nas formas de relação. Foi assim com a imprensa, há quase trezentos anos, é hoje, com o eclodir dos novos meios de comunicação e com as redes sociais.

A paróquia da Baixa da Banheira, sempre atenta aos sinais dos tempos e aberta aos novos meios e formas de evangelização, sempre fez uso dos meios de comunicação social. É com gratidão que nos apraz recordar o jornal “Terra de Esperança”, cuja primeira página do primeiro número aparece na fotografia, fundado pelo saudoso Pe. Manuel Pinto Caetano, pároco desta freguesia, entre os anos 1984 e 1996.

3. Tempo do Homem - Na esteira destas “sentinelas” dos tempos novos que fazem a história da nossa paróquia, desponta hoje um grupo de jovens que, com a sensibilidade e criatividade que lhes é própria, sentiu o apelo e a urgência do momento de crise que vivemos e a necessidade de comunicar segundo as formas e a cultura de hoje. De facto, quando por razões de emergência sanitária devemos permanecer afastados uns dos outros, estar em comunhão, mas, sobretudo, estar em comunidade, é um apelo pungente e uma necessidade difícil de satisfazer, e nisto, como dizia o Pedro Silva, um dos criadores deste portal, “os meios de comunicação são indispensáveis” pois são um autêntico veículo de acolhimento, de participação, de interação entre as pessoas, de organização solidária e de aproximação entre uns e outros através do uso sério dos instrumentos de comunicação.

4. Razão e fé - É importante que o portal da paróquia da Baixa da Banheira tenha entrado em atividade neste período em que se avolumam receios e incertezas de todo o tipo, quanto ao presente e ao futuro da nossa vida comum, porque permite definir mais claramente a intenção dos autores e a razão porque a paróquia acolheu a iniciativa com tanto agrado. A razão de ser deste portal é fazer o bem proclamando a verdade que é boa, a verdade que serve para o bem da comunidade e das pessoas em geral, e não para dizer tudo o que se faz e se passa, mas que ao propósito do bem e da verdade tem uma utilidade nula.


5. Tempo de Deus - É importante que o portal da paróquia da Baixa da Banheira tenha entrado em atividade neste período não apenas de experiência quaresmal de conversão e de purificação, mas também pascal de comunhão e glorificação com Cristo Ressuscitado. A verdade é Cristo. Nada mais necessário, no tempo de hoje, que Cristo e a Sua Palavra de Vida Eterna. Por isso, o que guia a existência de tal instrumento na paróquia, não são parâmetros de moda, de satisfação de determinadas audiências, de serviço ao poder, seja ele qual for, mas única e simplesmente a busca do bem e da verdade boa, mais ainda, da Verdade que salva, Cristo Senhor.

6. Gratidão e compromisso - Penso partilhar o sentir dos autores deste portal, os catequistas e seus catequizandos do 11o ano, que saúdo com amizade por tão bela iniciativa, no desejar agora que, com o contributo de todos, a integração da comunidade cristã da Baixa da Banheira nesta nova cultura, dê um novo impulso ao testemunho e ao anúncio do Reino de Deus.


Votos de uma Santa e Feliz Páscoa

O Pároco"

  

Pedro Silva, 15 de Abril de 2020

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon