top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Silva

JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2023





Uma jornada de Fé

A Jornada Mundial da Juventude foi um momento marcante para o nosso país e para a nossa Paróquia.

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” foi o lema escolhido e muitas foram as mensagens que o Papa Francisco deixou nestes “dias inesquecíveis”, não só para ele, como para todos os que de alguma forma participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Um encontro de jovens de todo o mundo com o Santo Padre para celebrar a fé. Foi assim, entre 1 e 6 de agosto, no maior evento da Igreja Católica alguma vez realizado em Portugal, que juntou milhares de jovens em Lisboa. Momentos de oração, partilha e lazer fizeram parte destes dias com um vasto programa de eventos religiosos, culturais e artísticos.

À nossa Paróquia chegaram peregrinos espanhóis, equatorianos, peruanos, mexicanos, costa-riquenhos, cada um com as suas particularidades, mas todos com um objetivo comum, estar em comunhão com Cristo.

Nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto decorreram na nossa Paróquia sessões de catequese, após as quais teve lugar uma Eucaristia em língua castelhana, celebrada respetivamente pelos Bispos Bartolomé Buigues Oller (bispo de Alajuela, no norte da Costa Rica), Abilio Martínez Varea (bispo de Osma-Soria, Espanha) e Teodoro León Muñoz (bispo auxiliar de Sevilla).

Momentos únicos, inesquecíveis e com um pedido especial do Papa Francisco para todos os participantes: “Sejam missionários, sejam propagadores, sejam testemunhas do que viveram”.

A primeira edição da JMJ realizou-se em Roma, em 1986. Um evento instituído pelo Papa João Paulo II e que tem percorrido diversos países, com a próxima edição marcada para 2027, em Seul, na Coreia do Sul.


As mensagens mais marcantes do Papa Francisco

1."Substituí os medos pelos sonhos, não sejais administradores de medos, mas empreendedores de sonhos!"

2."Na igreja há espaço para todos. E, quando não houver, por favor façamos com que haja, mesmo para quem erra, para quem cai, para quem sente dificuldade. Todos, todos, todos."

3."Amigo, amiga, se Deus te chama pelo teu nome significa que, para Ele, nenhum de nós é um número; mas é um rosto, é uma cara, é um coração."

4."Sejam dias para fixar no coração que somos amados como somos. Não como gostaríamos de ser, mas como somos agora. E este é o ponto de partida da JMJ, mas sobretudo o ponto de partida da vida. Jovens rapazes e raparigas, somos amados como somos, sem maquilhagem."

5."O único momento em que é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo: quando queremos ajudá-la a levantar-se"

6."A alegria de Maria é dupla: acabara de receber o anúncio do anjo de que acolheria n’Ela o Redentor e também a notícia de que a prima estava grávida. Interessante! Em vez de pensar em Si mesma, pensa na outra. Porquê? Porque a alegria é missionária, a alegria não é para ficar numa pessoa, mas para levar alguma coisa."

7."Não ficamos luminosos, quando exibimos uma imagem perfeita, em ordem, bem acabada, não; Tornamo-nos luminosos, resplandecemos quando, tendo acolhido Jesus, aprendemos a amar como Ele."

8."Na vida, nada é de graça; tudo se paga. Só uma coisa é gratuita: o amor de Jesus! Assim, com este dom gratuito que temos – o amor de Jesus – e com a vontade de caminhar, caminhemos na esperança, olhemos para as nossas raízes e continuemos para diante, sem medo. Não tenhais medo."

9. "Quem ama não fica de braços cruzados, quem ama serve, quem ama corre para servir, corre empenhado no serviço aos outros."

10. "Continuai a cavalgar as ondas do amor, as ondas da caridade, sede surfistas do amor."


Testemunhos de quem participou na JMJ

“Participei nas JMJ como voluntário e como família de acolhimento, sabendo à partida que seria uma experiência única e intensa, mas que com o passar dos dias se tornou mesmo em algo inesquecível, que guardarei para sempre no meu coração. Diariamente senti-me chamado pelo meu nome, hospedei anjos, fui hospitaleiro, dei-te água e comida sem que tivesses pedido, abri-te a porta de minha casa e do meu coração sem que tivesses batido, acolhi peregrinos eu acolhi Deus na minha casa.” – Carlos Gonçalves


“A experiência das jornadas mundiais da juventude representou para mim uma experiência única de Fé e de Partilha que jamais esquecerei. Uma experiência de encontro com Cristo que se fez presente em toda a vivência daquela semana e em particular nas Eucaristias, a experiência única de estar tão perto do Santo Padre e daquilo que ele representa enquanto Vigário de Cristo e representante de toda a igreja, sentindo bem de perto a mensagem que ele nos quis transmitir, e por fim a oportunidade de conhecer novas culturas, a partilha tão bonita que houve entre todos, não só nas cerimónias oficiais, como também aqui na nossa paróquia, onde ao longo de toda a semana foram vivenciados grandes momentos de alegria, de encontro e de partilha através das Eucaristias e dos vários encontros de catequese em castelhano, onde eu também estive presente. Foi um momento único que jamais esquecerei. O que senti em particular naquela semana e que deixou em mim " marcas" muito bonitas e profundas, é difícil de explicar, aliás é mesmo inexplicável e ficará eternamente guardado no meu coração.” – Tânia Piedade


“Esta foi a primeira vez que participei nas JMJ, e posso dizer, desde já que as minhas expectativas foram amplamente superadas. Desde o convívio com os peregrinos às palavras do Papa, senti-me sempre um privilegiado por poder participar nestes momentos. Só posso agradecer por esta grande semana, obrigado Papa, obrigado JMJ, obrigado Deus.” - Guilherme Borges


“Com os meus 68 anos foi muito gratificante ter tido a oportunidade de participar como voluntaria, família de acolhimento e MEC nestas JMJ em Portugal. Agradeço a Deus por ter querido precisar de mim e me ter capacitado para tal. Agradeço também a quantos comigo responderam ao chamado de Deus e em igreja nos disponibilizamos para que tudo fosse feito segundo a Sua vontade” – Filipa Cruz



Texto de Alexandra Esteves

20 de Setembro de 2023








188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page