Buscar
  • Pedro Silva

PROJETO HOPE - LOJA SOCIAL




No passado dia 19 de fevereiro, o projeto HOPE, inaugurou a loja social da comunidade da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira em parceria com o Nova Esperança. Puderam contar com a bênção do nosso pároco Frei Guedes, bem como a presença de várias pessoas da nossa comunidade.


O projeto HOPE, foi pensado, idealizado e concretizado pelos jovens do 10º Volume de catequese da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira que ao longo de vários anos dedicaram-se com todas as suas energias a este projeto.


A loja social tem como objetivo ajudar as pessoas mais carenciadas. Famílias que estejam a ser ajudadas pelo Nova Esperança, podem agora ser encaminhadas para este local, onde poderá depois lhes ser facultado, bens como vestuário ou calçado. A loja irá estar a funcionar aos sábados das 15h00 até às 17h00. Lá dentro irão encontrar os jovens do 10º Volume da catequese, a tratar da organização da loja, com a supervisão dos seus catequistas.


Sendo este um projeto de cariz social e relevante para a nossa comunidade é de ressalvar a coragem e ousadia destes jovens e ainda adolescentes, que se predispuseram a dar o seu contributo a quem mais precisa. Pedimos a cada um deles que descrevessem o que significa este projeto para eles.


Deixo aqui as frases inspiradoras destes jovens.


“Ter esperança de que as coisas vão melhorar.”


“O HOPE para mim tem muitos significados, um dos principais é ter esperança, mas mais do que isso é ter compaixão e empatia em ajudar o próximo, dar um apoio para aqueles que não têm muito, independentemente da cor, da idade, do género, etc. É passar a mensagem de que ninguém neste mundo está sozinho, porque haverá sempre uma ajuda.”


“HOPE para mim significa acreditar até o último segundo, nunca desistir do caminho que estamos a construir.”


“Ter esperança de que o mundo pode ser melhor e de que ainda existam pessoas dispostas a dar as mãos para quem realmente precise.”


“Significa esperança, ou seja, significa que existe sempre alguém nem que seja uma pessoa comum que acredita que o mundo poderá ser salvo dos tiranos e outras pessoas más.”


“HOPE para mim é uma caminhada que está a ser feita por nós, é mais uma oportunidade que nos foi dada para ajudar o próximo, para ajudar a comunidade.”


“HOPE é a nossa chance de mostrar que ninguém está sozinho e que apesar de todas as adversidades estamos juntos.”


“Para mim HOPE significa confiança”


“Este projeto, que agora está nas nossas mãos para continuar, significa dedicação, entre ajuda e transformação para com o próximo... as vezes, com um pequeno gesto, tornamos a vida de alguém ou até mesmo a nossa, mais leve e serena... eu, como escuteira deixo-vos aqui um trecho da última mensagem do fundador dos escuteiros, que, para mim, faz todo o sentido: Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.”


“HOPE pra mim é nunca perder a esperança e estar firme, mas tuas decisões e com vontade de ajudar quem precisa.”


“HOPE para mim significa uma esperança que não é a última a morrer, e sim a primeira a nascer quando tudo parece perdido e sem solução. Porque quem tem esperança sabe que um dia a melancolia dará lugar á alegria. Os esperançosos são o abrigo de alguém em dias tempestuosos. Nós somos abrigo. Nós somos HOPE.”


“Ter esperança de que tudo tem solução, que haverá sempre alguém disposto a ajudar o próximo.”


“Para mim significa ter fé até ao último minuto e também nunca deixar ninguém para trás temos sempre de ajudar uns aos outros.”

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo